...

z

z

zz

zz

navbar

______________________________________

Receba as atualizacoes do blog via e-mail

Receba as atualizações do BLOG via e-mail

Você receberá um e-mail de verificação do FeedBurner | CONFIRME

carregando

Carregando...

time

counter
AGENDA: >>>>

ÚLTIMAS POSTAGENS

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Começa o IV Fórum Mineiro de Educação

 Começa o 4º Fórum Mineiro de Educaç

Leandro Couri/Refinaria da Imagem
                              IV Fórum Mineiro de Educação


Qual “O Papel dos Municípios no Contexto do Plano Nacional de Educação?”. “Nosso principal desafio é otimizar esforços e encontrar o caminho mais viável para se atingir as metas. Temos obrigações a cumprir que nem sempre correspondem ao que é possível. Há uma distância entre o ideal e o real. Por isso, devemos aproveitar o Fórum para colher propostas e apresentá-las aos diversos níveis de governo”, responde Ângelo Roncalli, presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de São Gonçalo do Pará, referindo-se ao tema central do 4º Fórum Mineiro de Educação, que teve início na manhã desta segunda-feira (19). @_angeloroncalli

COMPARTILHE



O evento, promovido pela AMM, por meio do Departamento Educação, está sendo realizado no Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) e tem como propósito discutir o Plano Nacional de Educação 2011-2020 (PNE), com ênfase em dois importantes aspectos da Educação Básica: ampliação do atendimento da Educação Infantil e a valorização dos profissionais do magistério. “Precisamos promover a valorização dos profissionais e priorizar a Educação Infantil. No entanto, é impossível falar em melhoria da educação, se não falarmos em financiamento”, aponta Roncalli.

A abertura do 4º Fórum contou com as presenças de Carlos Augusto Abicalil, secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Cultura, Ricardo Chaves de Rezende Martins, consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Sueli Duque Rodarte, diretora executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG), Macaé Evaristo, secretária de Educação de Belo Horizonte,  Sueli Baliza, reitora do UNI-BH, e do deputado estadual Bosco.

“Temos levado sugestões e orientações para construir uma educação melhor para todos. As propostas têm saído das nossas bases e temos acompanhado de perto, pois as metas têm impacto direto nos municípios”, diz Alessandra Marx, assessora do Departamento de Educação e responsável pela escolha do tema.

Financiamento da educação

Na primeira parte da programação, Carlos Augusto Abicalil, representando o ministro da Educação, Fernando Haddad, discorreu sobre o Plano Nacional de Educação (PNE). O representante do governo federal enalteceu a iniciativa da AMM e ressaltou que a educação do país vive um momento de evolução.

“Este Fórum é o espaço legítimo para a pauta proposta, pois vivemos um momento em que marchamos para decisões importantes no âmbito nacional, na área da educação. Diferentemente de outras épocas, vivemos um tempo em que não há sobra, nem desperdício de recursos na educação, como ocorria antes. Hoje, necessitamos de mais recursos”, reconhece Abicalil.

A opinião do membro do Ministério da Educação é compartilhada por Macaé Evaristo, que representou o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, na abertura do evento. “Precisamos fazer um debate profundo sobre financiamento. Além de proporcionarmos o acesso à educação, temos que oferecer qualidade. E não teremos qualidade, se não tivermos investimentos. Os municípios têm dificuldades para cumprir o piso, por exemplo. Devemos trabalhar mecanismos e formar para dar conta desse financiamento”, destaca Macaé.

A programação da manhã teve, ainda, a palestra de Ricardo Chaves de Rezende Martins. O consultor da Câmara dos Deputados falou sobre o tema “Os municípios e o Plano Nacional de Educação”. Entre outros pontos, Martins citou compromissos que os gestores têm com a educação no país. “Temos desafios importantes, como reduzir o analfabetismo. Atualmente, temos 14 milhões de pessoas analfabetas e outras 14 milhões que não concluíram a educação básica”.

O 4º Fórum
A programação do 4º Fórum Mineiro de Educação terá sequência a partir das 13h30, com a palestra “Desenvolvimento de Competências”, com o professor doutor Vasco Moretto, mestre em Didática das Ciências pela Universidade Laval, do Canadá.
Logo depois, será feita uma mesa redonda para se discutir a “Valorização dos Profissionais da Educação”. O assunto será debatido por Felipe Ansaloni, especialista em Gestão de Processos, e Gustavo Magalhães, mestre doutor em Direito Administrativo pela UFMG. Gustavo Persichinin, superintendente da AMM, será o mediador. O evento prossegue nesta quarta-feira (20), com palestras, debates e um painel.
Clique aqui e veja a programação completa
Confira as fotos do primeiro dia de evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, Obrigado pela participacao!

ass. Angelo Roncalli

Conheça um pouco mais do Blog | Voltar a página inicial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...LinkWithin