...

z

z

zz

zz

navbar

______________________________________

Receba as atualizacoes do blog via e-mail

Receba as atualizações do BLOG via e-mail

Você receberá um e-mail de verificação do FeedBurner | CONFIRME

carregando

Carregando...

time

counter
AGENDA: >>>>

ÚLTIMAS POSTAGENS

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Diabetes - Com status de epidemia, diabetes já atinge 1,3 milhões de mineiros

Com status de epidemia, diabetes já atinge 1,3 milhões de mineiros
Escrito por Tenho Diabetes   
Sex, 11 de Novembro de 2011 10:00 
..........................................................

Silencioso e perigoso. Assim pode ser classificado o diabetes, doença que já tem status de epidemia. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa morre a cada 8 segundos no mundo em decorrência do mal. Em Minas Gerais, cerca de 10% da população adulta acima de 20 anos sofre com a doença. Esse número corresponde a 1,3 milhões de mineiros. O alarmante é que muitos deles não sabem que contraíram o diabetes. Para tentar orientar a população, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Minas Gerais (Sbem-MG) realiza nesta sexta-feira (11) uma campanha na Rodoviária Central de Belo Horizonte.

...
COMPARTILHE: 

Das 13 às 17 horas, médicos e profissionais da saúde estarão no terminal promovendo ações educativas. Além disso, serão realizados exame dos pés, glicemia capilar, medição de pressão arterial, medida do Índice de Massa Corporal, exame de fundo de olho, exame da saúde bucal, orientação alimentar, aulas de Lian Gong e educação física.
A campanha, que tem como tema "Educar para Prevenir", ocorre dias antes do Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro. Um dia antes da data será realizada a "Corrida e Caminhada Mudando o Diabetes", na Lagoa Seca do Belvedere, a partir das 8 horas. A corrida será aberta ao público. O objetivo é ressaltar que a prática de atividades físicas regulares é fundamental tanto para a prevenção, como para o bom controle da doença.
Conforme a OMS, 346 milhões de pessoas no mundo sofrem com o diabetes. Esse número pode dobrar até 2030 se não houver intervenção por parte dos governos. E os dados são trágicos. Por ano, um milhão de pessoas tem algum membro amputado em decorrência da doença, que atinge pessoas de todas as idades. No Brasil, segundo Federação Internacional de Diabetes (IDF), a cada 2'18'' surge um novo caso de diabetes.
Cuidados e sintomas
Há dois tipos de diabetes. O Tipo 2, mais grave, resulta da resistência à insulina, atinge aproximadamente de 90% dos diabéticos. Os principais sinais e sintomas são perda de peso inexplicável, urina em excesso, sede e fome intensa, além de cansaço. Para se tratar, o diabético deve ter uma alimentação balanceada, controlar o peso corporal, praticar atividades físicas regulares e utilizar de forma adequada a medicação prescrita pelo médico. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, é fundamental que o paciente seja acompanhado pela equipe de saúde para controlar a doença e evitar complicações como perda visual, infarto, acidente vascular cerebral, insuficiência renal, feridas e amputações.
Já o Tipo 1, que atinge cerca de 5 a 10% dos diabéticos, é causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina.
Para evitar o surgimento do diabetes e prevenir complicações causadas pelos dois tipos da doença a pessoa deve adotar hábitos de vida saudáveis, como alimentação adequada e prática de atividades físicas regulares, evitando assim o sedentarismo e a obesidade.
A doença
De acordo com o presidente da Sbem-MG, Paulo Augusto Carvalho Miranda, o diabetes surge de um defeito no metabolismo da glicose, um tipo de açúcar. A glicose, que é obtida a partir da ingestão principalmente de carboidratos, é um combustível para os mais de 100 trilhões de células do organismo. Pela corrente sanguínea, a glicose chega às células. Para entrar em cada uma delas e fornecer a energia necessária para o bom funcionamento do corpo humano, a glicose precisa de uma espécie de chave, o hormônio insulina. Produzida pelo pâncreas, numa pessoa sadia, a insulina acompanha os altos e baixos das taxas de glicose a que o organismo está sujeito durante o dia e a noite.
“A harmonia precisa ser perfeita. Quando ela não existe, o diagnóstico pode ser de diabetes. Por falta completa ou parcial de insulina, esse açúcar não tem como entrar nas células e fica concentrado no sangue. O excesso pode provocar danos graves aos vasos sanguíneos e comprometer órgãos e tecidos do corpo”, explica Miranda.

Sintomas da diabetes
FONTE: http://www.tenhodiabetes.com.br

 ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, Obrigado pela participacao!

ass. Angelo Roncalli

Conheça um pouco mais do Blog | Voltar a página inicial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...LinkWithin