...

z

z

zz

zz

navbar

______________________________________

Receba as atualizacoes do blog via e-mail

Receba as atualizações do BLOG via e-mail

Você receberá um e-mail de verificação do FeedBurner | CONFIRME

carregando

Carregando...

time

counter
AGENDA: >>>>

ÚLTIMAS POSTAGENS

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Artistas brasileiros


Aleijadinho (1738-1814)
 
11/01/2010 07:55 - Portal Brasil

O barroco entrava em declínio na Europa, quando Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, criou sua obra magistral, o Santuário de Bom Jesus dos Matosinhos, conjunto de esculturas dos doze profetas que acolhem o visitante e o guiam pelas escadarias até o adro da Igreja de Bom Jesus dos Matosinhos, na hoje Congonhas do Campo, Minas Gerais. A acolhida e a orientação dos visitantes pelas escadarias que levam ao adro foram planejadas pelo escultor nos movimentos de cada um dos profetas: braços levantados em direção aos céus, rosto voltado para esta ou aquela direção ou, ainda, nos gestos de desenrolar os pergaminhos com mensagens para os fiéis. Nessa obra, Aleijadinho concretiza o ideal de integração entre arquitetura e escultura, pois é também o autor do projeto arquitetônico do espaço em que se situa o conjunto.

O português Manuel Francisco Lisboa engravidou Isabel, a escrava com quem vivia maritalmente. Ao nascer a criança, registrou-a como filho, para impedir que se tornasse escravo. É provável que tenha nascido em 1738, porque sua certidão de óbito, aos 76 anos de idade, data de 1814, mas há controvérsia. Foi criado na época imediatamente posterior às grandes descobertas de ouro (no final do século XVII), que deram à região o nome de Minas Gerais.
A cidade em que nasceu, cresceu e trabalhou, hoje Ouro Preto, chamava-se então Vila Rica de Albuquerque, mais tarde Vila Rica, terra dos inconfidentes. Antônio Francisco Lisboa recebeu do pai arquiteto a profissão e se aprimorou com outros mestres da época, estudando arquitetura, desenho e escultura. Na condição de arquiteto, projetou igrejas, torres, frontões, púlpitos, lavabos de sacristias. É significativo o conjunto de sua obra de escultor, embora haja dúvidas sobre parte delas, que podem ter sido feitas por seus discípulos.

Os estudiosos o consideram legítimo representante do barroco, mas um barroco modificado, com uma característica especial: o uso da pedra-sabão como material. Nas imagens dos apóstolos, onde alguns dizem estarem retratados os contemporâneos inconfidentes, Aleijadinho trabalha muito o panejamento das vestes, dobras; barbas e cabelos seguem o mesmo padrão, criando um jogo de luz e sombra nas reentrâncias, característica do barroco.

A partir dos 50 anos, uma doença degenerativa destruiu-lhe os dedos dos pés, alguns das mãos, originando o apelido de Aleijadinho. Suas feridas pioravam à luz do sol. Por isso, usava capas pretas e vivia na semi-obscuridade, caminhava ajoelhado ou carregado. No final da vida trabalhou com os instrumentos amarrados às mãos.
Fonte
Livro 100 Brasileiros (2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, Obrigado pela participacao!

ass. Angelo Roncalli

Conheça um pouco mais do Blog | Voltar a página inicial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...LinkWithin