...

z

z

zz

zz

navbar

______________________________________

Receba as atualizacoes do blog via e-mail

Receba as atualizações do BLOG via e-mail

Você receberá um e-mail de verificação do FeedBurner | CONFIRME

carregando

Carregando...

time

counter
AGENDA: >>>>

ÚLTIMAS POSTAGENS

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

AMM discute ações emergencias para o período de chuvas

24/1/2012
 
     


Discutir estratégias de intervenção nos municípios mineiros em situação de emergência no âmbito da Assistência Social. Com este objetivo, a Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese) realizaram, nesta terça-feira (24), a “Ação Emergencial – Período de Chuvas”. O encontro, promovido na sede da AMM, contou com a participação de gestores da Assistência Social dos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
 
 
 
“Esta ação que iniciamos hoje, em parceria com a Sedese e o MDS, será replicada cinco vezes pelo Estado, que teve sua situação agravada com as chuvas. Nesta hora de dificuldade, o contato humano que teremos com o cidadão tem muito valor. A AMM está mobilizada neste sentido e montamos uma força-tarefa para trabalhar de maneira cada vez mais ágil e auxiliar na efetivação das políticas públicas”, destacou Rogério Moreira, gerente-geral de Planejamento e Operações da AMM.

Jussara Vieira, assessora do Departamento de Assistência Social da AMM, também destacou a importância da ação, neste momento delicado que vivem muitos municípios mineiros. “Esses encontros serão interessantes para que possamos juntos com a Sedese criar estratégias. Diversas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade e necessitam do acesso às necessidades básicas”, considerou, referindo-se ao acesso a alimentação, materiais de higiene pessoal e limpeza, entre outros benefícios provisórios.

Wander Borges, secretário de Estado de Desenvolvimento Social, garantiu que o Estado está mobilizado para ajudar na reconstrução dos municípios. Contudo, cobrou maior participação do governo federal na melhor divisão dos recursos públicos.

“O Estado vem se movimento para dar apoio aos municípios atingidos. Há prejuízos expressivos e a reconstrução será gradativa, mas estamos ao lado dessas cidades. Muitas vezes, falta prevenção e planejamento e a União também tem que fazer sua parte. Afinal, concentra 70% dos recursos do país”, ponderou Borges.

De acordo com o secretário, também falta melhor planejamento dos gestores municipais na aplicação dos recursos, pois, segundo ele, muitas cidades deixam o dinheiro “parado” nas contas e os recursos não são utilizados da maneira como deveria ocorrer. 

“Há municípios que fecharam o ano passado com até R$ 200 mil nas contas, recursos que estão lá para serem utilizados. Por isso, precisamos reorganizar o planejamento e entender como se dá, na prática, o gasto do dinheiro público para termos mais velocidade na ação”, destacou Wander Borges.



A opinião do secretário é compartilhada por Maria Juanita Godinho Pimenta, superintendente de Políticas de Assistência Social da Sedese. “O recurso não é o problema. Por isso, nosso objetivo é passar orientações e dar tranqüilidade para que os gestores utilizem os recursos em situação de emergência”, ressaltou, referindo-se à reprogramação do saldo de recursos do âmbito da Assistência Social.

“Neste caso, deve-se realizar o  diagnóstico das situações vivenciadas pelos municípios atingidos e estabelecer o planejamento que vá ao encontro das necessidades identificadas nas propostas apresentadas ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), acrescentou Maria Juanita.

Programação

Além do encontro promovido nesta terça-feira, já estão programados mais quatro reuniões. Nesta quarta (25), a capacitação ocorrerá em Divinópolis, na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica (Amvi), com gestores da região Centro-Oeste. Na próxima sexta-feira (27), o encontro será em Governador Valadares, na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce). Em fevereiro, será a vez de Muriaé, no dia 1º, e São João del Rei, dia 2.

Clique aqui para fazer o download da Apresentação 

Assista a matéria produzida pela AMMTV

 

 Veja as fotos do AMM em Ação

MAIS INFORMAÇÕES
Departamento de Assistência Social da AMM
Responsável:
Jussara Vieira
Telefone: (31) 2125 2432
E-mail: jussara.vieira@amm-mg.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, Obrigado pela participacao!

ass. Angelo Roncalli

Conheça um pouco mais do Blog | Voltar a página inicial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...LinkWithin