07/02/2012 21:30 | Portal Brasil
O Ministério da Educação (MEC) pretende agilizar a construção de
creches e pré-escolas com recursos do programa federal ProInfância. O
objetivo é alcançar a meta de construir 6.427 estabelecimentos de
educação infantil até 2014. O investimento será de R$ 7,6 bilhões,
recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A informação foi divulgada nesta terça-feira (7), pelo ministro
Aloizio Mercadante. Ele disse que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da
Educação (FNDE) já está pesquisando métodos mais inteligentes e
eficientes para agilizar a construção das creches e pré-escolas.
Ouça a entrevista do ministro aqui.
No ProInfância,
criado em 2007, o governo federal oferece aos municípios projetos
arquitetônicos de diversos tamanhos para creches e pré-escolas e
recursos para a construção. A liberação das verbas é progressiva, sendo
30% na hora da licitação, mais 50% dos recursos no momento do início da
obra, e quando 80% do projeto estiver concluído, o governo libera verbas
para a aquisição do mobiliário escolar. Neste programa, a prefeitura
tem que oferecer o terreno.
Acesso
Com os estabelecimentos prontos em tempo mais curto, o MEC espera
aumentar e melhorar o acesso à educação infantil a crianças de 4 e 5
anos de idade e prepará-las para a alfabetização. A oferta de escola
será acompanhada de um programa de alfabetização, o Alfabetização na
Idade Certa, que será lançado nos próximos dias.
De acordo com Mercadante, esse programa de alfabetização terá foco no
professor e precisará contar com a adesão de estados e municípios. O
ministro explicou que estudantes na faixa de 6 a 8 anos terão as
melhores salas de aula da escola, os melhores horários, os melhores
professores e o melhor material didático. O objetivo do investimento é
permitir que crianças até os 8 anos de idade dominem a leitura, a
escrita e conhecimentos matemáticos.
Desafios
O ministro também comentou as informações divulgadas pela organização
não governamental Todos pela Educação, que aponta que 3,8 milhões de
brasileiros em idade de escolarização obrigatória – de quatro a 17 anos –
estão fora da escola. Para Mercadante, os dois maiores desafios são a
educação infantil e o ensino médio.
Cerca de 20% das crianças de quatro e cinco anos não têm acesso à
pré-escola e um número ainda maior não tem acesso a creche, dados não
analisados no estudo. O ministro lembrou que o governo federal tem
estimulado a construção de creches e pré-escolas por meio do programa
ProInfância, que prevê a construção de 6 mil novas creches e
pré-escolas.
Para a questão do ensino médio, o ministro destacou a importância do
Pronatec, que rompe com a dicotomia entre profissionalização e ensino
regular, o que possibilita que o estudante continue os estudos enquanto
se prepara para o mercado de trabalho.
Fonte:
Ministério da Educação
Ministério da Educação
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ass. Angelo Roncalli
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