Sex, 05 de Abril de 2013 17:47 Agência CNM
Marcello Casal Jr/ABrA
Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) sofreu alterações com a
publicação da Lei 12.796/2013 no Diário Oficial da União (DOU) nesta
sexta-feira, 5 de abril. O texto adequa a redação de artigos da LDB,
entre elas o ensino obrigatório de crianças a partir de 4 anos, que já
existia previamente de acordo com a Emenda Constitucional 59/2009.Também está determinado na nova lei que a educação infantil – creches e pré-escolas – deve ser oferecida em 200 dias letivos e 800 horas, assim como no ensino fundamental e médio. Então, este dispositivo, na visão da CNM, não implica na oferta de creches e pré-escolas durante as férias escolares e obrigatoriamente em tempo integral.
Agência CâmaraFormação de professoresAs
principais alterações sobre a formação de professores contidas na Lei
sancionada é o compromisso da União, Estados e Municípios em promover a
formação superior de atuais professores por meio de bolsas de estudo.Outras três mudanças são: a possibilidade de o Ministério da Educação (MEC) estabelecer nota mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que estudantes ingressem em cursos de licenciatura; os profissionais de educação – professores, diretores, merendeiros, entre outros - devem ser formados em nível médio ou superior, em habilitações tecnológicas; e por último, o MEC poderá dar assistência técnica na seleção de profissionais por meio de concursos.
Para a Confederação, algumas dessas mudanças podem ser positivas, mas devem ser melhor avaliadas, como por exemplo, exigir que um profissional da merenda tenha nível médio? Seriam necessários mais recursos para contratação de pessoas capacitadas. E a exigência de uma nota mínima no Enem para o ingresso nas licenciaturas poderia diminuir o interesse de futuros profissionais nas carreiras de educação.
O conteúdo na nova Lei não é novidade para os prefeitos, que foram orientados pela CNM inclusive nos seminários Novos Gestores, que percorreram 19 Estados no final do ano passado. Além dos eventos, os prefeitos e secretários de Educação foram alertados por contato telefônico e matérias no site da entidade.
Leia também:


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo, Obrigado pela participacao!
ass. Angelo Roncalli
Conheça um pouco mais do Blog | Voltar a página inicial