...

z

z

zz

zz

navbar

______________________________________

Receba as atualizacoes do blog via e-mail

Receba as atualizações do BLOG via e-mail

Você receberá um e-mail de verificação do FeedBurner | CONFIRME

carregando

Carregando...

time

counter
AGENDA: >>>>

ÚLTIMAS POSTAGENS

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Prefeitos e pré-candidatos ao governo de Minas afinam discursos de olho em 2014

Reivindicações dos prefeitos por descentralização dos recursos encontram eco nas declarações de pré-candidatos a governador em congresso de municípios

Publicação: 08/05/2013 06:00 Atualização: 08/05/2013 07:19                                ESTADO DE MINAS

Centenas de prefeitos participaram da abertura do 30º Congresso Mineiro de Municípios, no Expominas
 (Jair Amaral/EM/D.A Press)
Centenas de prefeitos participaram da abertura do 30º Congresso Mineiro de Municípios, no Expominas


Prefeitos de Minas aproveitaram a presença de alguns dos pré-candidatos ao governo do estado na abertura do 30º Congresso Mineiro de Municípios, para desfiar um rosário de reivindicações e mostrar que não vai sair barato o apoio deles em 2014. No encontro promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), no Expominas, os principais nomes da base governista cotados para a disputa no ano que vem reafirmaram compromissos com a descentralização de recursos e cobraram do Palácio do Planalto uma posição mais ativa para que as mudanças não fiquem apenas no discurso. Entre as principais reclamações dos prefeitos estão a dificuldade de se implementar mudanças no pacto federativo e a isenção de impostos que afetam diretamente os repasses às prefeituras.
 

O presidente da Assembleia Legislativa e pré-candidato ao Palácio da Liberdade, Dinis Pinheiro (PSDB), defendeu a descentralização dos recursos. “Tive oportunidade de conhecer Minas, ouvir demandas dos municípios e percebo cada vez mais claramente que só temos um caminho: descentralizar recursos. O resto é conversa fiada”, ressaltou Dinis. 

O governador Antonio Anastasia (PSDB) lembrou em seu discurso que a descentralização dos recursos vem sendo defendida pelo governo de Minas desde a gestão do agora senador Aécio Neves (PSDB). “Esse tema é clamado por todo o Brasil, mas na prática ainda não aconteceu. Quando falo em descentralizar significa dizer que, na esfera local, se faz com mais rapidez, mais barato e com mais eficiência”, afirmou Anastasia. 

A bandeira da autonomia dos municípios foi levantada também pelo presidente estadual do PSDB e pré-candidato deputado federal Marcus Pestana, como trunfo para a candidatura do senador Aécio à Presidência da República, já que ele sempre ouviu as demandas dos gestores. “ Não adianta só entregar trator e ônibus às prefeituras, um governo federal precisa atuar nas grandes questões e dar autonomia aos municípios”, disse Pestana, numa referência à visita de Dilma a Minas, há duas semanas, quando entregou equipamentos a prefeitos.

O vice-governador, Alberto Pinto Coelho (PP), outro nome cotado para a disputa estadual, destacou a atuação participativa da AMM. "O conhecimento da realidade municipalista por parte dos representantes é importante, já que assim se percebem as questões que afligem seus conterrâneos, estando mais autorizados com conhecimento de causa para focalizar os interesses locais", afirmou o vice-governador ao parabenizar a gestão do presidente da AMM Ângelo Roncalli. 

Realidade
Para Antônio Andrada (PSDB), prefeito de Barbacena que vai assumir amanhã a Presidência da AMM, o diálogo com os possíveis candidatos, no plano estadual e federal, é fundamental. “Às vésperas de uma eleição presidencial, a conversa no sentido de exigir uma pauta real e compromissos claros de candidatos é de grande importância. É preciso entender que o modelo atual cria distorções. Um convênio de creche que será bem-sucedido para cidades na Amazônia pode não ser o ideal para se usar em BH”, avaliou. 

Apesar da presença expressiva de políticos ligados ao PSDB, o presidente da AMM ressaltou que as demandas apresentadas por prefeitos são bem conhecidas também pelo provável candidato do PT ao governo, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, Obrigado pela participacao!

ass. Angelo Roncalli

Conheça um pouco mais do Blog | Voltar a página inicial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...LinkWithin