...

z

z

zz

zz

navbar

______________________________________

Receba as atualizacoes do blog via e-mail

Receba as atualizações do BLOG via e-mail

Você receberá um e-mail de verificação do FeedBurner | CONFIRME

carregando

Carregando...

time

counter
AGENDA: >>>>

ÚLTIMAS POSTAGENS

domingo, 25 de setembro de 2011

Emenda 29 foi aprovada para o alívio dos prefeitos




Os prefeitos comemoram a aprovação da Emenda 29, na noite de terça-feira, na Câmara Federal, e continuam mobilizados para que a matéria passe no Senado. No Paraná, o presidente da Associação dos Municípios, Gabriel Samaha, quer o comprometimento dos três senadores do estado (Sérgio Souza, Roberto Requião e Alvaro Dias) no apoio à proposta.
Com a aprovação, sacramenta-se o pacto federativo entre municípios, estados e União para os investimentos em Saúde. A reclamação dos prefeitos é de que os municípios têm arcado com grande parte dos investimentos na área. Com a Emenda 29, a União passa a ter que investir no setor o mesmo percentual do ano anterior, somando-se a variação do Produto Interno Bruto (PIB). Os municípios continuam obrigados a investir 15% e os estados 12% de seus orçamentos em saúde.
A expectativa de a Câmara aprovar a criação da Contribuição Social da Saúde (CSS), imposto que seria cobrado nos moldes da CPMF, não se confirmou. Os deputados a rejeitaram. Fica, agora, o grande desafio do governo federal em encontrar outra forma para a destinação de recursos para a área da saúde, aliviando, um pouco mais, as obrigações dos municípios.
A questão, talvez, não seja ausência de fonte de recursos, e nem mesmo falta de dinheiro para a área de saúde. Os prefeitos têm a obrigação de zelar pelo gerenciamento das verbas recebidas, evitando desperdícios e priorizando-as nas necessidades. A população – principalmente a mais pobre – tem sido penalizada, enfrentando filas imensas nas portas de hospitais e postos de saúde; com a falta de médicos e de medicamentos. A humanização no atendimento é essencial e por conta disso deve-se qualificar todos os profissionais contratados pelo Município.

COMPARTILHE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, Obrigado pela participacao!

ass. Angelo Roncalli

Conheça um pouco mais do Blog | Voltar a página inicial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...LinkWithin