...

z

z

zz

zz

navbar

______________________________________

Receba as atualizacoes do blog via e-mail

Receba as atualizações do BLOG via e-mail

Você receberá um e-mail de verificação do FeedBurner | CONFIRME

carregando

Carregando...

time

counter
AGENDA: >>>>

ÚLTIMAS POSTAGENS

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Especialistas elegem café mineiro como o melhor da safra 2011

Concurso de classe internacional atesta qualidade do produto da Serra da Mantiqueira. Sebrae assessorou produtores da região na conquista da Indicação de Procedência


Ricardo Guimarães

 FONTE: SEBRAE


Divulgação
Sul de Minas é destaque em concurso de cafés naturais de classe internacional Sul de Minas é destaque em concurso de cafés naturais de classe internacional
 Belo Horizonte - Os cafés naturais da Serra da Mantiqueira, que conquistaram o selo de Indicação Geográfica com auxílio do Sebrae em Minas Gerais no ano passado, foram destaque no primeiro Cup of Excellence – Natural Late Harvest, concurso promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). O primeiro colocado na competição foi produzido em fazenda de Carmo de Minas, município que fica na região.
No total, 19 cafés do sul do estado foram selecionados para a final. Para chegar à última etapa do concurso, as amostras devem obter nota superior a 84 pontos em uma escala de 0 a 100. O júri é composto por degustadores e classificadores internacionais das principais empresas compradoras de café da Europa, América do Norte, Ásia e Oceania. Cafés naturais, conforme a Associação Brasileira da Indústria de Café, são aqueles colhidos e secos com a casca. 


O melhor café natural da safra de 2011 obteve 91,656 pontos e é produzido no Sítio Colinas, em Carmo de Minas, pelo produtor Luiz Flávio de Castro. A produtora Ana Cristina Junqueira Vilela, do Sítio Vista Alegre, em Dom Viçoso, também na Serra da Mantiqueira, conquistou o segundo lugar, com 90,406 pontos. De acordo com os critérios mundiais de classificação dos concursos Cup of Excellence, cafés que superam a casa dos 90 pontos são considerados “presidenciais”.
Os lotes finalistas do Cup of Excellence serão leiloados no dia 14 de março. Segundo o presidente da BSCA, Luis Paulo Pereira Filho, compradores de todo o mundo devem pagar, em média, até U$ 1.100 mil por saca. A saca do lote vencedor deverá custar cerca de U$ 6 mil. Uma saca de café sem tal qualificação geralmente é comercializada por U$ 280,00.
O analista do Sebrae em Minas Gerais, Rogério Galuppo, responsável pelo projeto de internacionalização do café da Serra Mantiqueira, lembra que o resultado do concurso comprova a qualidade dos produtos especiais da região. “Agora trabalhamos em conjunto com os cafeicultores para reforçar a marca e a identidade regional da Serra da Mantiqueira”, afirma Galuppo.
 
Serviço
Sebrae em Minas Gerais: (31) 3379-9275/9726
www.mg.agenciasebrae.com.br

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, Obrigado pela participacao!

ass. Angelo Roncalli

Conheça um pouco mais do Blog | Voltar a página inicial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...LinkWithin