12h39m - 08 de Fevereiro de 2012
Atualizado em 14h52m
FONTE: AGÊNCIA MINAS
Estado é o que tem o maior índice de alunos do 9º ano acima do nível considerado adequado de aprendizagem. Alunos dos 5º ano estão em segundo lugar no ranking
Lúcia Sebe/Secom MG
Alunos mineiros destacam-se em ranking de aprendizagem de Matemática e Português elaborado pelo Movimento Todos Pela Educação
Minas Gerais ocupa papel de destaque no relatório “De olho nas metas
2011”, divulgado na terça-feira (7), pelo Todos Pela Educação –
movimento da sociedade civil que monitora o cumprimento de metas básicas
para a educação em todo o Brasil.
O documento revela que Minas é o Estado que tem o maior índice de
alunos do 9º Ano (8ª série) com nível de aprendizagem acima do
considerado adequado, em comparação com os alunos das demais unidades da
Federação.
Os alunos mineiros do 5º Ano (4ª série) também se destacam. De acordo
com a pesquisa, eles ocupam o segundo lugar no ranking nacional dessa
etapa, ficando atrás apenas de alunos do Distrito Federal. Em Lingua
Portuguesa, os alunos mineiros alcançaram um índice de 49,6% de
proficiência, enquanto alunos do Distrito Federal ficaram com 52,8%. Já
em Matemática, o índice de Minas foi de 51,5% contra 52,1% do Distrito
Federal. (Veja tabela aqui).
Mais da metade dos municípios melhor posicionados são mineiros
O relatório do Movimento Todos Pela Educação aponta também que entre os
50 municípios brasileiros de todos os estados, nos quais os alunos
atingiram resultado adequado à série que cursavam, mais da metade são
mineiros. Ao todo, 27 municípios de Minas integram este ranking, sendo
que cinco deles (Claraval, José Raydan, Sapucaí-Mirim, Capetinga e
Jacuí) estão entre os dez primeiros colocados (Veja tabela aqui).
Apesar de em nenhuma capital brasileira metade dos alunos terem
alcançado o mínimo esperado para a série que cursava no ano-base deste
item da pesquisa (2009), a capital mineira, Belo Horizonte, foi a que
teve melhor resultado entre as crianças do 5º ano, com 49% tanto em
língua portuguesa como em matemática.
O estudo aponta também que 91,8% das crianças e jovens entre 4 e 17
anos de Minas estiveram matriculados em escola ou creche em 2010 - ano
base do estudo. Trata-se de um índice superior à média nacional, que foi
de 91,5% no mesmo período.
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ass. Angelo Roncalli
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