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sábado, 31 de março de 2012

Primeiro consorcio Público Privado de Minas gera polêmica

30/3/2012

 



O presidente da Associação Mineira de Municípios, Prefeito Ângelo Roncalli participou de Audiência Publica, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, no último dia 29 de março. A reunião tinha como objetivo discutir o contrato público-privado entre o Governo de Minas e a Concessionária Nascente de Minas que hoje é responsável pela rodovia MG 050 no Centro Oeste Mineiro.
 
 
 
A reunião foi presidida pelo Deputado Fabiano Tolentino e contou ainda com as presenças dos Deputados Estaduais Luisa Prado, Antônio Carlos Arantes e Neider Moreira. Teve a presença dos prefeitos Belarmino Luciano Leite de São Sebastião do Oeste e Vladmir Azevedo de Divinópolis, cidades que pertencem a região.
 
Na audiência foi levantado o atraso das obras na MG 050 por parte da Nascente de Minas, além do abusivo pedágio cobrado na rodovia que hoje é de 4 reais, o segundo mais caro do Estado. Os parlamentares também cobraram a duplicação da rodovia entre as cidades de Itaúna e Divinópolis, considerado o maior gargalo da rodovia por ter o maior fluxo de veículos.
 
Outra reclamação é a cobrança de pedágio próximo das áreas urbanas nas cidades da região. Muitas pessoas são obrigadas a pagar pedágio para ir trabalhar.
 
Dentre as obras que apresentam atraso estão a reforma do trevo no bairro Pintino e o semáforo inteligente no distrito industrial. Esse, com previsão para implantação nos próximos 30 dias. As duas obras serão na região de Divinópolis.
 
Apesar de uma melhora na rodovia, os parlamentares consideram necessárias outras reformas para tornar a MG 050 mais segura. Alguns pontos que foram defendidos pela comissão passa por instalar proteção lateral (guardi rail) nas margens do Lago de Furnas, no trecho conhecido como "Morcegão" até o Restaurante Califórnia, melhorar o trevo de Capitólio, melhorar a passagem em Piumhi, construção do trevo de Pimenta entre outros.
 
Os parlamentares reclamam do baixo investimento feito pela concessionárias no local. Em 5 anos de concessão a empresa deixou de investir 800 milhões previsto para a primeira etapa de obras. Eles ainda consideram um descaso da concessionária que não participou da audiência.

ASCOM AMM

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ass. Angelo Roncalli

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