...

z

z

zz

zz

navbar

______________________________________

Receba as atualizacoes do blog via e-mail

Receba as atualizações do BLOG via e-mail

Você receberá um e-mail de verificação do FeedBurner | CONFIRME

carregando

Carregando...

time

counter
AGENDA: >>>>

ÚLTIMAS POSTAGENS

terça-feira, 10 de julho de 2012

Brasil investe em tecnologia para combater a Dengue

__________________________



.
Fábio Rodrigues Pozzebom / ABrFábio Rodrigues Pozzebom / ABrO Brasil começa a desenvolver tecnologia para combater a Dengue em todo o País. Uma fábrica de produção do mosquito transgênico – que será utilizado para combater o mal – foi inaugurada no sábado, 7 de julho. A unidade – localizada em Juazeiro (BA) vai desenvolver machos do mosquito Aedes Aegypt estéreis em larga escala. Trabalho deve ser monitorado pelo Ministério da Saúde.
O objetivo é diminuir e eliminar os casos de dengue em todo território. A proposta é  liberar duas vezes mais mosquitos não transmissores comparado aos transmissores existentes no ambiente. Pelos esclarecimentos divulgados, os machos geneticamente modificados devem atrair as fêmeas para a cópula, mas a sua prole não será capaz de atingir a fase adulta, o que poderá reduzir a população do mosquito e diminuir o número de casos.


De janeiro, até o momento, já foram registrados 431.194 casos da doença no Brasil. Os Estados com maior número de registros são: Rio de Janeiro, Ceará e Bahia. Por este motivo, os insetos serão liberados em Jacobina, inicialmente, que apresentou 1.647 casos e dois óbitos pela doença só este ano.
Testes com esse método já foram realizados entre 2011 e 2012 em Mandacaru e Itaberaba que são dois bairros de Juazeiro – ambos com três mil habitantes e altos índices de proliferação do mosquito. O resultado obtido foi à redução de 90% na população do mosquito no período de seis meses.
No entanto, o governo pretende aprofundar a pesquisa antes de torná-la um método de combate a dengue. Os estudos para mensurar o impacto em termos de redução da doença levam pelo menos cinco anos, de acordo com o National Institute of Health.
Pref. Corumbá (MS) Pref. Corumbá (MS) Métodos convencionais
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda que mesmo com o projeto em andamento, a população não deixe de evitar a proliferação pelos métodos convencionais. Entre eles: não deixar água parada em reservatórios e recipientes, manter a caixa d’água sempre fechada, não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje, manter tampados os barris de água, encher de areia os pratinhos dos vasos de planta, guardar garrafas vazias de cabeça para baixo, cobrir pneus velhos, jogar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada, dentre outros.
A dengue é uma doença infecciosa aguda transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Ocorre, principalmente, em áreas tropicais e subtropicais do mundo. No Brasil as epidemias, geralmente, ocorrem no verão. O quadro clínico é amplo e causa desde uma síndrome febril inespecífica até quadros graves como hemorragia e choque. Os casos graves podem evoluir para óbito. A dengue é uma doença de notificação compulsória e sua forma grave deve ser de notificação imediata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, Obrigado pela participacao!

ass. Angelo Roncalli

Conheça um pouco mais do Blog | Voltar a página inicial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...LinkWithin