...

z

z

zz

zz

navbar

______________________________________

Receba as atualizacoes do blog via e-mail

Receba as atualizações do BLOG via e-mail

Você receberá um e-mail de verificação do FeedBurner | CONFIRME

carregando

Carregando...

time

counter
AGENDA: >>>>

ÚLTIMAS POSTAGENS

domingo, 8 de julho de 2012

Influenza A: CNM alerta aos gestores para cuidados e prevenção durante o inverno


ABrABr
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta aos gestores para os cuidados e prevenção contra a gripe A no período de inverno. Segundo estatísticas, durante essa época do ano, ocorrem o maior número de casos de gripe. Por isso, a preocupação da vigilância em saúde do Município com a disseminação do vírus H1N1 (Influenza A) - causador da doença - deve ser redobrada. 
Na Região Sul do País, 74 casos de óbitos devido a Influenza A já foram registrados esse ano. Desses, 14 no Paraná, 45 em Santa Catarina e 15 no Rio Grande do Sul. Nessa região, o número de óbitos em 2012 já supera os dois últimos anos, 21 em 2010 e 14 em 2011. Mesmo com o aumento de casos, o Ministério da Saúde avalia que não há risco de epidemia.

 
 
De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, em 2010 foram registrados 746 casos de pessoas infectadas pelo vírus na forma mais grave. Já, em 2011, o número de pessoas contaminadas diminuiu, passou para 598. As internações por complicações da gripe A caíram 44% de 2010 para 2011. 
 
A CNM explica que o Protocolo de Tratamento da Influenza está sendo utilizado pelos profissionais de Saúde. O intuito é fazer a atualização quanto ao tratamento dos casos de gripe. Uma das principais orientações do Protocolo é a prescrição do medicamento Oseltamivir, conhecido como Tamiflu. Para as pessoas contaminadas, orienta-se a permanência em casa por, no mínimo, uma semana. Além disso, devem evitar o contato com outras pessoas. A família também deve tomar precauções.
 
Valter Campanato /ABrValter Campanato /ABr
A CNM orienta que para evitar a infecção do vírus, o ideal é a prevenção. Ações básicas de higiene pessoal, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; evitar tocar a face com as mãos sujas e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável são atitudes simples que podem garantir a não contaminação pelo vírus. As crianças menores de dois anos, os idosos, as gestantes e os indígenas, devem ter um cuidado maior, pois são consideradas grupo de risco.

Vacina contra a gripe
Além dos cuidados básicos, as pessoas também podem se prevenir com o uso da vacina contra o vírus H1N1. Segundo dados do MS, entre os adultos saudáveis, a vacina pode prevenir entre 70% e 90% de casos de gripe. 

A campanha de vacinação de 2012 atingiu uma cobertura acima de 80% no grupo de risco. A imunidade da vacina dura, em média, um ano e a imunização não é imediata. A detecção de anticorpos protetores se dá, em média, entre duas a três semanas após o indivíduo receber a dose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, Obrigado pela participacao!

ass. Angelo Roncalli

Conheça um pouco mais do Blog | Voltar a página inicial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...LinkWithin