...

z

z

zz

zz

navbar

______________________________________

Receba as atualizacoes do blog via e-mail

Receba as atualizações do BLOG via e-mail

Você receberá um e-mail de verificação do FeedBurner | CONFIRME

carregando

Carregando...

time

counter
AGENDA: >>>>

ÚLTIMAS POSTAGENS

terça-feira, 14 de maio de 2013

30º Congresso Mineiro supera expectativa de público

A Associação Mineira de Municípios (AMM) realizou entre os dias 7 e 9 de maio o 30º Congresso Mineiro de Municípios. O evento, que este ano, teve adesão inédita de gestores, conseguiu cumprir com o objetivo de levar aos municípios de Minas Gerais mais oportunidades para conseguir alcançar uma gestão pública mais eficiente. Além disso, a AMM pode demonstrar em tempo real sua capacidade técnica para ajudar os municípios em várias áreas como economia e capacitação de recursos. Durante os três dias de Congresso, mais de 10 mil pessoas passaram pelo Expominas a fim de trocar experiências e conhecimentos sobre a administração pública. Além disso, os participantes puderam contar com 18 palestras técnicas e mais quatro palestras magnas.
 Para o ex-presidente da AMM, Ângelo Roncalli, esta edição do Congresso foi de grande importância para os gestores, pois pôde ser uma oportunidade de ampliar as relações de diálogo. “Superamos nossa expectativa de público e conseguimos atingir nosso objetivo. Conseguimos reunir gestores, autoridades públicas, expositores e patrocinadores interessados em melhorar a qualidade da gestão pública nos municípios”, destacou.
O primeiro dia do evento contou com a entrega da Medalha do Mérito Municipalista, que é omaior reconhecimento municipal do Estado concedida a personagens locais e nacionais que trabalham para o desenvolvimento dos municípios ou que receberam o reconhecimento pela sua obra. Além disso, os participantes puderam contar com a palestra do administrador de empresas e escritor Max Gehringer, que colocou em debate os novos desafios diante das constantes mudanças que um novo modelo de gestão apresenta com a participação da sociedade e do sistema legislativo.
O Governador do Estado, Antonio Anastasia, participou da solenidade de abertura e em seu discurso defendeu a descentralização administrativa como forma de garantir a eficiência dos serviços públicos. “A descentralização da administração pública é a melhor saída para enfrentar os problemas, principalmente nos municípios. Precisamos avançar no Brasil nesse aspecto”, argumenta.
Além das conferências e palestras, a feira realizada durante o evento contou com inovações que podem ser utilizadas em benefício da gestão municipal como, por exemplo, softwares de gestão para áreas como educação e saúde. Um espaço onde estavam reunidos cerca de 110expositores entre empresas, consultores, prestadores de serviços e interessados no desenvolvimento das cidades mineiras, que querem fazer negócio com os municípios. A Feira tem como objetivo oferecer aos municípios soluções para seus gargalos de gestão e alia a tradição da AMM aos conceitos de modernidade exigidos pela gestão pública atual.
No segundo dia, foram realizadas duas palestras magnas. A primeira foi ministrada pelo economista Gustavo Loyola, que abordou temas relacionados à economia em tempos de crise, além de analisar o cenário político e econômico nacional. Já o jornalista Fernando Mitre orientou os gestores a gerenciar de forma clara e transparente a administração pública, expondo todas as atividades para a comunidade.
Ainda na programação, aconteceu a entrega do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal. Chancelado pela União Brasileira para a Qualidade (UBQ), o prêmio agraciou oito municípios. Na categoria Gestão da Educação, foram premiados São Gonçalo do Rio Abaixo e Nova Ponte. Carmo do Paranaíba e Coronel Xavier Chaves foram reconhecidos na categoria Desenvolvimento Social. Na categoria Desenvolvimento Urbano/Ambiental, Araguari foi o vencedor. Pouso Alegre foi premiado na categoria Gestão Administrativa. Por fim, Elói Mendes e Delta foram reconhecidos na categoria Gestão da Saúde.
O terceiro e último dia do Congresso contou com a palestra do economista Ricardo Amorim, que chamou a atenção para as grandes transformações econômicas em curso no país e como os gestores municipais podem se posicionar para se beneficiarem delas em suas gestões.
No encerramento do Congresso aconteceu a cerimônia de posse da nova Diretoria da AMM. O prefeito de Barbacena, Antonio Carlos Doorgal de Andrada (Toninho Andrada) assume a gestão para o biênio 2013/2015. “A AMM, ao longo dos anos, assumiu com muita legitimidade o papel de intérprete dos municípios mineiros, e é com essa credibilidade adquirida no tempo que iremos desenvolver nossas tarefas. A instituição tem muito a contribuir no processo de revisão do Pacto Federativo para reduzir as distorções existentes. Nossa luta em defender os interesses municipalistas das cidades mineiras continuará a ter toda a atenção da instituição”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, Obrigado pela participacao!

ass. Angelo Roncalli

Conheça um pouco mais do Blog | Voltar a página inicial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...LinkWithin