...

z

z

zz

zz

navbar

______________________________________

Receba as atualizacoes do blog via e-mail

Receba as atualizações do BLOG via e-mail

Você receberá um e-mail de verificação do FeedBurner | CONFIRME

carregando

Carregando...

time

counter
AGENDA: >>>>

ÚLTIMAS POSTAGENS

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Os desafios dos gestores municipais serão discutidos durante o 30º Congresso da AMM

angelo_roncalli
Nos últimos anos o que se tem notado é que cada vez mais a União vêm concentrando recursos em suas mãos. Hoje, esse percentual chega próximo a 70%. O  aumento das obrigações municipais e a redução dos repasses vêm comprometendo as receitas das cidades e fazendo com que os gestores busquem alternativas para alavancar a gestão municipal e, assim, cumprir com suas obrigações constitucionais e com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Para amenizar esse déficit orçamentário, os prefeitos precisam fazer cortes que afetam diretamente a população, pois a cidade deixa de receber investimentos nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e desenvolvimento urbano comprometendo também os gastos de despesas com pessoal e inviabilizando os investimentos. Para auxiliar os gestores neste assunto e propor soluções para enfrentar este desafio, a Associação Mineira de Municípios (AMM) promove nos dias 7, 8 e 9 de maio, a partir das 10h, no Expominas, em Belo Horizonte o 30º Congresso Mineiro de Municípios. O evento que reunirá cerca de 10 mil pessoas abordará como tema central os “Novos Desafios e Oportunidades da Gestão Municipal”.

Para o Presidente da AMM, Ângelo Roncalli, essa edição do Congresso será de grande importância para os gestores. “É uma grande oportunidade para esse público trazer as suas equipes técnicas e aproveitar ao máximo as palestras, buscar informação e conhecimento. Passados pouco mais de 120 dias do primeiro ano de gestão, todos já tomaram conhecimento da atual realidade do município e os desafios da gestão municipal com poucos recursos, muitas demandas e desonerações feitas pelo Governo Federal que afetam diretamente as finanças”, afirma. Segundo o presidente, além das conferências e palestras a feira realizada durante o evento contará com inovações que podem ser utilizadas em benefício da gestão municipal como por exemplo, os softwares de gestão para áreas como educação e saúde.   
Ouça a entrevista de Ângelo Roncalli falando mais sobre Movimento Municipalista e a programação do evento:
Vm
ANGELO RONCALLI
00:00RP
d
Durante o evento serão discutidos temas como gestão e financiamento da política de educação, planejamento e gestão do SUS, a importância do planejamento urbano para o desenvolvimento dos municípios, linhas de financiamento para a modernização da administração municipal e política nacional e estadual de resíduos sólidos.
Conferências, palestras e oficinas
O primeiro dia de atividades (07 de maio) será aberto às 10h, com a entrega da Medalha do Mérito Municipalista “Celso Mello de Azevêdo”. A primeira conferência do Congresso acontece às 15h45 e tem como tema “Gerenciamento de Mudanças” com palestra do administrador de empresas e escritor, Max Gehringer.
No segundo dia do congresso (08 de maio), a conferência tem início às 10h e o tema será “Os Desafios das Gestões Municipais face ao Cenário Econômico” com o economista Gustavo Loyola. No mesmo dia, às 15h45, acontece também a conferência “Gestão da Comunicação e os Instrumentos de Transparência” que será ministrada pelo jornalista Fernando Mitre. Ao final do dia haverá ainda a entrega do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, às 18h30.
O último dia do evento (09 de maio), às 10h, acontece a conferência “A transformação do Brasil: A Importância dos Governos Locais neste Processo”, com palestra do economista Ricardo Amorim. Ao final do evento, às 17h30, acontece a Cerimônia de Posse da Nova Diretoria da AMM para a gestão de 2013/2015. O atual presidente da entidade, Ângelo Roncalli, passa o mandato para o novo presidente da entidade Toninho Andrada. 
Nos três dias, as salas técnicas irão tratar, simultaneamente, de assuntos de interesse dos representantes municipais. Esses encontros serão realizados sempre das 14h às 15h15.
29ª Feira para o Desenvolvimento dos Municípios
Paralelamente junto ao Congresso é realizada a tradicional “Feira para o Desenvolvimento dos Municípios”, que neste ano chega à sua 29º edição. Um espaço onde estarão reunidos cerca de 120expositores entre empresas, consultores, prestadores de serviços e interessados no desenvolvimento das cidades mineiras, que querem fazer negócio com os municípios.A Feira que tem como objetivo oferecer aos municípios soluções para seus gargalos de gestão, alia a tradição da AMM aos conceitos de modernidade exigidos pela gestão pública atual. Entre os expositores estão: Iveco, Volkswagen, Belotur, Vale, Furp, Diefra, Desk, Furnas e Hemary.
Programação completa do 30º Congresso Mineiro de Municípios
1º. Dia – 07/05/2013 (terça-feira)
9h: Abertura do Credenciamento
10h/12h: Abertura Solene / Entrega da Medalha do Mérito Municipalista / Abertura da Feira para o Desenvolvimento dos Municípios
14h/15h15: SALAS TÉCNICAS
 ST01. O Município na mídia: como transformar trabalho em notícia / – Palestrante: Hugo Teixeira (Rede Minas)
 ST02. Desafios e oportunidades de geração de emprego e renda a partir das micro e pequenas empresas / – Palestrantes: Fábio Veras e Felipe Ansalone (Sebrae)
 ST03. Implantação de um Controle Interno eficiente / – Palestrante: Carlos Alberto Nunes Borges (TCEMG)
 ST04. O caminho para captação de recursos através de SICONV / – Palestrante: José Antônio de Aguiar Neto (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão)
 ST05. Política nacional e estadual de resíduos sólidos: desafios e oportunidades / – Palestrante: Zuleika Torquetti (Feam)
 ST06. Gestão e financiamento da política de educação / – Palestrante: Secretaria de Estado da Educação
15h45/17h30: CONFERÊNCIA: GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS – Palestrante: Max Gehringer
2º. Dia – 08/05/2013 (quarta-feira)
10h/12h: CONFERÊNCIA: OS DESAFIOS DAS GESTÕES MUNICIPAIS FACE AO CENÁRIO ECONÔMICO –Palestrante: Gustavo Loyola
14h/15h15: SALAS TÉCNICAS
 ST01. O Legislativo Municipal, sua importância e as interfaces com o Executivo / – Palestrante: Altair Gustavo Rocha Nogueira (Amicam)
 ST02. Os desafios da gestão do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) / – Palestrante: Maria Juanita Pimenta (Sedese)
 ST03. Compras Públicas: instrumento para alavancar o desenvolvimento municipal / – Palestrante: Cláudio Veras (Sebrae)
 ST04. Como melhorar seu índice de VAF / – Palestrante: Rosiane Seabra (Mega Auditores)
 ST05. O PPA: seus impactos na gestão, sua importância e como realizar / – Palestrante: Regina Magalhães (ALMG)  
 ST06. Planejamento e gestão do SUS / – Palestrante: Marilene Martins (MM Consultores Associados)
15h45/17h30: CONFERÊNCIA: GESTÃO DA COMUNICAÇÃO E OS INSTRUMENTOS DE TRANSPARÊNCIA – Palestrante: Fernando Mitre
18:30h: ENTREGA DO PRÊMIO MINEIRO DE BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO MUNICIPAL
3º. Dia – 09/05/2013 (quinta-feira)
10h/12h: CONFERÊNCIA: A TRANSFORMAÇÃO DO BRASIL: A IMPORTÂNCIA DOS GOVERNOS LOCAIS NESTE PROCESSO – Palestrante: Ricardo Amorim
14h/15h15: SALAS TÉCNICAS
 ST01. As principais mudanças na contabilidade pública municipal / – Palestrante: Milton Mendes (CRC/MG)
 ST02. Licitações e Contratos / – Palestrante: Paulo Henrique Figueiredo (TCEMG)
 ST03. Linhas de financiamento para a modernização da administração municipal / – Palestrante: Caixa Econômica Federal
 ST04. Como aumentar suas receitas próprias sem aumentar tributos / – Palestrante: Júlio Cezar de Souza e Silva (GovBR)
 ST05. A importância do planejamento urbano para o desenvolvimento dos municípios / – Palestrante: Mauro Zanin (Interação Urbana)
 ST06. Piso salarial da educação e seus impactos nos planos de carreiras municipais / – Palestrante: Gustavo Persichini (Associação Mineira de Municípios)
17h30: CERIMÔNIA DE POSSE DA NOVA DIRETORIA DA AMM – GESTÃO 2013/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, Obrigado pela participacao!

ass. Angelo Roncalli

Conheça um pouco mais do Blog | Voltar a página inicial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...LinkWithin