...

z

z

zz

zz

navbar

______________________________________

Receba as atualizacoes do blog via e-mail

Receba as atualizações do BLOG via e-mail

Você receberá um e-mail de verificação do FeedBurner | CONFIRME

carregando

Carregando...

time

counter
AGENDA: >>>>

ÚLTIMAS POSTAGENS

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Parceria entre AMM e Secretaria de Agricultura visa impulsionar a geração de emprego e renda nos municípios mineiros


Minas Gerais é o estado com o maior número de cidades do Brasil, com 853 municípios. Desses, 60% são municípios com menos de 10 mil habitantes e dependentes de repasses financeiros dos Governos Estadual e Federal. Muitas vezes não atrativas para a grande indústria, estas cidades podem ter uma saída para o desenvolvimento econômico local: o fomento da agroindústria.
Pensando neste desenvolvimento, a Associação Mineira de Municípios - AMM e a Secretaria de Estado de Agricultura de Minas Gerais - SEAPA, por meio do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, irão assinar um termo de cooperação técnica que deve possibilitar a geração de emprego e renda nestas cidades. Além disso, visa impulsionar ainda mais o desenvolvimento da agricultura familiar nos municípios mineiros, cujas atividades fomenta 90% das cidades mineiras, segundo o Secretário de Agricultura, Elmiro Nascimento. O Agronegócio no Brasil representa hoje 40% do PIB nacional, sendo o setor de maior movimentação de bens do país, gerando mais de 20 milhões de empregos diretos e indiretos.

O projeto pretende, ao longo de sua execução, criar consórcios intermunicipais para a produção, manutenção e comercialização de alimentos de origem animal. Atualmente, a grande maioria dos empreendedores do agronegócio, principalmente os da agricultura familiar são impedidos de industrializar e comercializar seus produtos de origem animal em razão das dificuldades de regulamentação, devido a Lei é originária da década de 50.
O consultor técnico de Desenvolvimento Econômico da AMM, Leandro Rico, articulador desta parceria de cooperação junto a Secretária de Agricultura, acredita que o novo projeto, esperado há décadas pelo setor, vai iniciar um novo estágio de desenvolvimento econômico nos municípios de Minas. Rico também ressalta que o programa proposto pelo IMA deve incidir diretamente no processo produtivo do agronegócio, possibilitando que os empreendedores deste setor agreguem valores aos seus produtos, saindo do estágio de fornecedores de insumos para processadores de alimentos.
Para o Presidente da AMM, Ângelo Roncalli, as parcerias de cooperação que a AMM vem firmando junto aos órgãos governamentais e empresas é um elo de oportunidades para os municípios. “Essas parcerias tem mostrado que a Associação Mineira de Municípios vem trabalhando arduamente a favor dos municípios mineiros. Estamos sempre atentos às demandas das nossas cidades gerando assim, mais oportunidades aos nossos municípios”, destaca. 
A AMM nos últimos anos tem firmado diversas parcerias de cooperação, que visam promover e implementar novos projetos de políticas publicas junto aos gestores municipais.  O novo acordo, entre a Associação e Secretaria de Estado de Agricultura, vai ser assinado no 30º Congresso Mineiro de Municípios, que ocorre entre os dias 7 a 9 de maio, no Expominas em Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, Obrigado pela participacao!

ass. Angelo Roncalli

Conheça um pouco mais do Blog | Voltar a página inicial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...LinkWithin