...

z

z

zz

zz

navbar

______________________________________

Receba as atualizacoes do blog via e-mail

Receba as atualizações do BLOG via e-mail

Você receberá um e-mail de verificação do FeedBurner | CONFIRME

carregando

Carregando...

time

counter
AGENDA: >>>>

ÚLTIMAS POSTAGENS

sexta-feira, 30 de março de 2012

Minas Gerais será referência em tecnologias da saúde

12h56m - 29 de Março de 2012 Atualizado em 23h59m
FONTE: AGÊNCIA MINAS  


Complexo tecnológico vai reunir grandes instituições da área de biotecnologia da saúde na RMBH
O Estado lidera a discussão para ser cluster também de inovação em tecnologias para a saúde dentro do projeto Polo de Excelência em Inovação Ambiental.  Um passo importante foi dado nesta semana, quando a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Inhotim, Cetec-Senai, Labtest e o Centro de Pesquisa René Rachou se reuniram, sob coordenação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), para elaborar o planejamento estratégico do Complexo Tecnológico da Saúde, que será instalado no município de Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte.


“O Governo de Minas tem se pautado na excelência pelo planejamento, e dentro do portfólio de ações consideradas prioritárias para alavancar o desenvolvimento do Estado, a inovação ambiental está incluída. Sabemos que é um desafio, não só por se falar em meio ambiente, mas no que toca a nossa inserção na economia verde, dentro de uma nova perspectiva de mundo. O mercado é único e global e estamos inseridos nesse contexto comprometidos com a questão ambiental”, disse o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Social, Vicente Gamarano.
O Complexo Tecnológico da Saúde (CTS) integrará o Polo de Excelência em Inovação Ambiental, projeto do Governo de Minas em parceria com o Inhotim que busca criar novas oportunidades de negócios em economia verde ou de baixo carbono, reunindo massa crítica e expertise. A iniciativa envolve a inovação em um conjunto de atividades produtivas de bens e serviços relacionados à biotecnologia, produção e distribuição de medicamentos, vacinas e reagentes para diagnóstico, que são de importância fundamental para o projeto nacional de desenvolvimento.
“A reunião desta semana tem como ponto central a apresentação da estruturação do Complexo a parceiros estratégicos, para que o seu posicionamento, no contexto brasileiro, seja feito de modo a criar movimentos novos e não duplicar estruturas. Nesse primeiro momento, faremos uma discussão mais ampla do que os parceiros enxergam como necessário ao mercado e a situação brasileira hoje na área de saúde”, explicou o diretor-presidente do grupo Horizontes Inhotim, Rodrigo Oliveira.
A implantação do Complexo Tecnológico da Saúde será iniciada a partir do que for considerado como prioritário pelos parceiros. Eles já entraram em acordo da necessidade de se criar um repositório internacional de células e agentes infecciosos oriundos das várias regiões do Brasil e do mundo. Este espaço será instalado no CTS e será desenvolvido em parceria com instituições internacionais.
“O repositório é de fundamental importância para o desenvolvimento da pesquisa brasileira e mundial, sendo também estratégico para a segurança nacional. Será um dos grandes atrativos para o desenvolvimento de projetos e programas em cooperação nas várias áreas da ciência”, esclareceu o coordenador do Polo de Excelência em Inovação Ambiental, Filipe Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, Obrigado pela participacao!

ass. Angelo Roncalli

Conheça um pouco mais do Blog | Voltar a página inicial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...LinkWithin