Começa o 4º Fórum Mineiro de Educaç
Leandro Couri/Refinaria da Imagem
IV Fórum Mineiro de Educação
COMPARTILHE
O evento, promovido pela AMM, por meio do Departamento Educação, está sendo realizado no Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) e tem como propósito discutir o Plano Nacional de Educação 2011-2020 (PNE), com ênfase em dois importantes aspectos da Educação Básica: ampliação do atendimento da Educação Infantil e a valorização dos profissionais do magistério. “Precisamos promover a valorização dos profissionais e priorizar a Educação Infantil. No entanto, é impossível falar em melhoria da educação, se não falarmos em financiamento”, aponta Roncalli.
A abertura do 4º Fórum contou com as presenças de Carlos Augusto Abicalil, secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Cultura, Ricardo Chaves de Rezende Martins, consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Sueli Duque Rodarte, diretora executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG), Macaé Evaristo, secretária de Educação de Belo Horizonte, Sueli Baliza, reitora do UNI-BH, e do deputado estadual Bosco.
“Temos levado sugestões e orientações para construir uma educação melhor para todos. As propostas têm saído das nossas bases e temos acompanhado de perto, pois as metas têm impacto direto nos municípios”, diz Alessandra Marx, assessora do Departamento de Educação e responsável pela escolha do tema.
Financiamento da educação
Na primeira parte da programação, Carlos Augusto Abicalil, representando o ministro da Educação, Fernando Haddad, discorreu sobre o Plano Nacional de Educação (PNE). O representante do governo federal enalteceu a iniciativa da AMM e ressaltou que a educação do país vive um momento de evolução.
“Este Fórum é o espaço legítimo para a pauta proposta, pois vivemos um momento em que marchamos para decisões importantes no âmbito nacional, na área da educação. Diferentemente de outras épocas, vivemos um tempo em que não há sobra, nem desperdício de recursos na educação, como ocorria antes. Hoje, necessitamos de mais recursos”, reconhece Abicalil.
A opinião do membro do Ministério da Educação é compartilhada por Macaé Evaristo, que representou o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, na abertura do evento. “Precisamos fazer um debate profundo sobre financiamento. Além de proporcionarmos o acesso à educação, temos que oferecer qualidade. E não teremos qualidade, se não tivermos investimentos. Os municípios têm dificuldades para cumprir o piso, por exemplo. Devemos trabalhar mecanismos e formar para dar conta desse financiamento”, destaca Macaé.
A programação da manhã teve, ainda, a palestra de Ricardo Chaves de Rezende Martins. O consultor da Câmara dos Deputados falou sobre o tema “Os municípios e o Plano Nacional de Educação”. Entre outros pontos, Martins citou compromissos que os gestores têm com a educação no país. “Temos desafios importantes, como reduzir o analfabetismo. Atualmente, temos 14 milhões de pessoas analfabetas e outras 14 milhões que não concluíram a educação básica”.
O 4º Fórum
A programação do 4º Fórum Mineiro de Educação terá sequência a partir
das 13h30, com a palestra “Desenvolvimento de Competências”, com o
professor doutor Vasco Moretto, mestre em Didática das Ciências pela
Universidade Laval, do Canadá.
Logo depois, será feita uma mesa redonda para se discutir a “Valorização
dos Profissionais da Educação”. O assunto será debatido por Felipe
Ansaloni, especialista em Gestão de Processos, e Gustavo Magalhães,
mestre doutor em Direito Administrativo pela UFMG. Gustavo Persichinin,
superintendente da AMM, será o mediador. O evento prossegue nesta
quarta-feira (20), com palestras, debates e um painel.
Clique aqui e veja a programação completa
Confira as fotos do primeiro dia de evento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo, Obrigado pela participacao!
ass. Angelo Roncalli
Conheça um pouco mais do Blog | Voltar a página inicial