27.03.2012 | 17:45
FONTE: SEBRAE
Projeto do Sebrae dá suporte aos empreendedores que desejam expandir negócios
Da Redação
Belo Horizonte – O sistema de franquias é uma
alternativa para empreendedores que querem expandir seus negócios. Um
bom exemplo é o caso da empresária Letícia Gomides, de Uberlândia (MG).
Ela está vivendo o desafio de transformar seu empreendimento, o
Cafeeiro, em uma rede de franquias. “Comecei movida pelo prazer de
servir, que descobri na infância, em Unaí. Minha maior diversão era
ajudar minha mãe no preparo do café e de quitutes”, conta.
Atualmente, são três lojas do Cafeeiro na região. Com a expansão,
Letícia sentiu dificuldade para gerir a empresa. Para ajudar na nova
empreitada, a empresária buscou ajuda no Sebrae em Minas Gerais,
por meio do projeto Minas Franquia, desenvolvido em 2010, em parceria
com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). “Já vendi a primeira
franquia, inaugurei minha fábrica, emprego 39 pessoas e faturo R$ 1,8
milhão por ano”, diz. A taxa de franquia do Cafeeiro é de R$ 25 mil e o
investimento total inicial fica entre R$ 150 mil e R$ 250 mil.
Alessandra Simões, coordenadora do projeto Minas Franquias do Sebrae em Minas Gerais, explica que o franchising
é um sistema de parceria empresarial em que todos estão focados no
objetivo de fortalecer uma marca. “É uma forma de expandir um negócio já
testado por meio de recursos de terceiros. O ideal é que a empresa
tenha, no mínimo, dois anos de existência e uma marca registrada e
consolidada, mesmo que somente na região de origem”, afirma. Segundo a
coordenadora, o objetivo do programa é estimular e estruturar melhor o
setor no estado, além de disseminar e ampliar o acesso às informações e
dar suporte aos empreendedores que desejam expandir seus negócios pelo
sistema de franquias.
A ABF estima que o setor cresceu 15% em 2011, faturou R$ 86 bilhões e
registrou um aumento de 10% no número de marcas e unidades. “As
perspectivas apontam para um crescimento de 15% em 2012. Em Minas, pode
chegar a 20%”, diz o diretor regional da ABF Minas, Aristides Newton.
O setor não está restrito às grandes marcas. As microfranquias, redes
cujo investimento inicial é de até R$ 50 mil e que possuem faturamento
médio mensal de R$ 30 mil, estão conquistando espaço. Dados da ABF
apontam que o Brasil possui cerca de 260 redes desse tipo - com 12 mil
unidades franqueadas - que correspondem a 14% do total de marcas do
país. “O faturamento das microfranquias em 2010 foi de R$ 3,4 bilhões, o
que corresponde a 4,6% do total do setor: R$ 75 bilhões”, destaca
Newton.
Serviço:
Sebrae em Minas Gerais (31) 3379-9275
www.mg.agenciasebrae.com.br
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
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