02/04/2012 18:42 | Portal Brasil
O Ministério das Cidades e o Departamento Nacional de Trânsito
(Denatran) lançaram, nesta segunda-feira (2), campanha nacional com o
objetivo de alertar a população para os riscos de acidente durante as
viagens na Semana Santa.
O slogan da campanha é "No trânsito você é responsável pela vida de
quem vai e pela vida de quem vem". A ideia é conscientizar o motorista
sobre as consequências das suas decisões na condução do veículo tanto
para sua vida como para a dos outros.
Na cerimônia de lançamento em Brasília, o ministro das Cidades,
Aguinaldo Ribeiro, demonstrou preocupação com decisão recente do
Superior Tribunal de Justiça (STJ), de que só teste do bafômetro e exame
de sangue podem ser aceitos como prova de embriaguez de motoristas. “A
Lei Seca foi uma conquista do País. Não podemos ter nenhuma
relativização que ponha em dúvida este instrumento tão importante: o
direito à vida está acima de qualquer outro direito”, concluiu.
Aguinaldo Ribeiro disse que, com o Parada – Pacto Nacional pela
Redução de Acidentes, o País tem compromisso ainda maior no combate à
guerra no trânsito e lembrou que o foco da campanha nesta Semana Santa
são as ultrapassagens. A escolha do tema foi baseada nos números de
óbitos registrados nas estradas pela Polícia Rodoviária Federal. Em
2011, a ultrapassagem foi responsável pela morte de 2.685 pessoas no
País, ou seja, 31% do total de 8.660.
O ministro enfatizou que o objetivo é alertar a sociedade para uma
maior tranquilidade dos motoristas nos deslocamentos nesta Semana Santa e
citou números positivos dos últimos feriados. No Ano Novo em 2011, por
exemplo, houve redução de 44% de óbitos nas estradas, em relação ao
mesmo período de 2010. A redução deu-se também em todos os principais
feriados: Corpus Christi (35%), Proclamação da República (27%), Natal
(20%) e Carnaval (18%).
"Os números nos levam a crer que iremos atingir a expectativa do
pacto, de reduzir em 50% os óbitos decorrentes de acidentes de trânsito
no período de 2011 a 2020", avaliou. Para tanto, o Ministério das
Cidades está trabalhando em uma campanha permanente, além das pontuais
nos feriados, que envolverá toda sociedade na criação de uma cultura de
prevenção de acidentes no País.
Ao final da cerimônia de lançamento, foram exibidas as peças
publicitárias da campanha: comerciais de televisão e rádio, além de
painéis, taxidoor, busdoor e banners para a internet. Participaram
também do lançamento o diretor do Denatran, Júlio Arcoverde, e a
coordenadora de educação do Denatran, Cristina Hoffman, representantes
da imprensa e colaboradores do Ministério das Cidades.
Fonte:
Ministério das Cidades
Ministério das Cidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo, Obrigado pela participacao!
ass. Angelo Roncalli
Conheça um pouco mais do Blog | Voltar a página inicial