André Brant/SES-MG / FONTE: Agência Minas
População deve estar atenta ao calendário vacinal
“Devemos manter sempre nosso cartão de vacina em dia para estarmos protegidos contra doenças transmissíveis, pois nunca sabemos quando nosso organismo entrará em contato com os agentes causais”, alerta a coordenadora estadual de Imunização, Tânia Brant. Segundo ela, há ainda outras situações que, sem imunização, podem colocar a saúde das pessoas em risco, como por exemplo, os acidentes.
COMPARTILHE:
“A qualquer momento podemos nos machucar e, se não tivermos em dia com a vacina dupla bacteriana, que protege contra tétano, podemos contrair a doença”, explica. “Há que se lembrar também que nosso Estado é área de risco para a febre amarela, por isso temos de tomar a vacina e nos proteger dela”, afirma.
As vacinas são fabricadas com micro-organismos (vírus e bactérias) que causam a doença ou ainda com componentes ou partes da estruturas desses micro-organismos. Tais substâncias, dentro do corpo humano, levarão o organismo a fabricar anticorpos protetores específicos para a doença que aquele vírus ou bactéria causa.
“Assim, quando nosso organismo entrar em contato com esses agentes causadores, já estará imune a eles”, diz Tânia.
As vacinas são muito seguras, e as reações provocadas, na maioria das vezes, estão relacionadas ao local de aplicação, como dor, endurecimento e vermelhidão, que desaparecem dentro de 24 a 48 horas.
Confira o calendário vacinal no site http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1448
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo, Obrigado pela participacao!
ass. Angelo Roncalli
Conheça um pouco mais do Blog | Voltar a página inicial